30
Novembro
2018
0
É possível evitar o surgimento de escorpiões?

É possível evitar o surgimento de escorpiões?


Criado: 30 Novembro 2018 | Atualizado: 30 Novembro 2018
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
O que você precisa saber para se manter protegido contra esta praga que já matou 9 crianças no interior de SP este ano.

Nos últimos dias as notícias com mortes de crianças causadas por picadas de escorpião casaram susto e tristeza na maioria da população, pois foram fatos comuns da rotina de qualquer criança, como o caso de um menino de 10 anos que foi picado ao vestir um jeans para ir à escola, outra menina de 9 anos picada brincando no quintal, em ambos os casos as crianças não resistiram. Estes acontecimentos poderiam ocorrer em qualquer residência, uma vez que os escorpiões têm hábitos noturnos e preferem locais escuros, quentes e úmidos para se esconderem.
Na região urbana, são encontrados em locais com entulhos, pedras, dentro de sapatos, junto a roupas, etc
Existem várias espécies de escorpião, sendo o escorpião amarelo considerado o mais venenoso de toda a América do Sul. Seu veneno é neurotóxico, ou seja, age no sistema nervoso periférico. Pode ser letal, dependendo da quantidade de veneno injetada e das condições físicas da vítima (principalmente crianças e idosos), sendo responsável pela maioria dos acidentes graves no Brasil, onde foi registrado pelo ministério da saúde de janeiro a setembro de 2018, o mais de 90 mil acidentes com escorpiões no Brasil. (segundo a fonte do site https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/11/27). A Região Sudeste lidera o ranking com quase metade dos casos.
Algumas dicas para prevenção:
Não acumular entulhos, tijolos e restos de obra no quintal;
Virar os calçados de cabeça para baixo e sacudi-los antes de usar;
Escorpião se alimenta de baratas, portanto é importante sua casa estar livre deste inseto que serve de atrativo pela busca de alimento do escorpião;
Mantenha os ralos internos da residência tampados quando não forem utilizados;
Afaste as camas das paredes;

As orientações para quem for vítima da picada de um escorpião: "Lavar com água morna, sabão, se tiver ainda com muita dor pode tomar um analgésico de uso habitual, mas o principal é procurar por um atendimento médico”.


Avaliação

Deixe sua avaliação
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!